A Rede Calábria atua em todos os níveis das políticas de proteção da assistência social: básica, média e de alta complexidade, desenvolvendo suas ações socioassistenciais alicerçada na mística calabriana, que nos convida a refletir sobre a paternidade universal de Deus, expressa na frase “…Deus é Pai e somos todos irmãos”.
Este projeto é uma parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania de POA (FASC). As propostas possibilitam o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e formação cidadã dos atendidos. Além de vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social.
”O ano de 2021 foi uma primavera após o longo inverno de 2020. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos proporcionou para as crianças um espaço de retomada de convívio social com seus pares e com as referências dos educadores.”
O SAF também é uma parceria com a FASC. Realiza ações com famílias que precisam de cuidado, com foco no acesso a informações sobre questões relativas à primeira infância, à adolescência, à juventude, ao envelhecimento e às deficiências, a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades.
”A assistência social é uma política pública, que garante o direito de acesso a toda população que dela necessitar. Sendo assim, o SAF é considerado como uma das principais portas de acesso a serviços e benefícios sociais desta política.”
Em parceria com a Fundação de Assistência social e Cidadania de Porto alegre, colaboramos com a execução dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), atendendo às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, respectivamente, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS).
”Sem o trabalho executado pelos profissionais, contratados pela Rede Calábria, não teria sido possível atender as comunidades em todo território municipal, o que dificultaria o acesso das famílias vulneráveis aos benefícios socioassistenciais e aos acompanhamentos técnicos.”
Esta atividade é realizada em parceria com a FASC. O atendimento é voltado para a identificação do trabalho infantil e a adolescentes, adultos e idosos em situação de rua. O programa assegura uma abordagem efetiva para identificar este público-alvo e promover a sua inserção na rede socioassistencial e de políticas públicas.
”A importância do trabalho da equipe para o território perpassa pelo processo de garantir direitos a quem se encontra em situação de vulnerabilidade social. Em relação às crianças e adolescentes em trabalho infantil, nossas ações com os diferentes setores buscam proporcionar o direito a uma infância saudável em espaços protetivos. ”
Fruto de parceria com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social do RS (STAS), o programa atende a população em situação de rua com foco em ofertar um espaço seguro para a alimentação, higiene pessoal, acolhimento técnico e pernoite. Além da distribuição de roupas, kits de higiene e materiais de proteção ao COVID-19.
”O grande impacto deste projeto mede-se pela qualidade da sua oferta, pelo número expressivo de pessoas que foram cobertas pelas políticas públicas, em especial, a Saúde e a Assistência Social. Além da sua capacidade de articulação, o projeto contribuiu para algo vital: A segurança alimentar no país, um direito básico de todo ser humano.”
Em gestão compartilhada com a Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (FASC), O Centro Dia do Idoso desempenha uma função educativa importante, na medida em que possibilita ações de apoio, informação e encaminhamento, contribuindo na garantia da inclusão da pessoa idosa na rede de serviços públicos e no convívio familiar e comunitário.
”O projeto do Centro Dia do Idoso Zona Sul, oportuniza aos idosos acompanhados por meio de atividades, o estimulo de habilidades cognitivas, intelectuais, físicas e motoras. Promove acesso dos usuários e familiares a Serviços de Garantia de Direitos, assim como, orientação e informações quanto à rede socioassistencial do território Sul/Centro Sul.”
Este serviço é mais uma parceria com FASC e destina-se a crianças e adolescentes sob medida de proteção, aplicada pelo Poder Judiciário, em situação de risco ou com vínculos familiares rompidos. Os beneficiários são acolhidos, cuidados e acompanhados por pais sociais e equipe técnica multidisciplinar até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou o encaminhamento para família substituta.
”O acolhimento das Casas Lares está completando 10 anos, neste ano que culminam com os 60 anos da Rede Calábria, nos sentimos fortalecidos com
a missão que nos deixou São João Calábria, foi possível acolhermos mais de 130 crianças/ adolescentes; promover suas autonomias,
garantir seus direitos e em especial possibilitar transformações. ”
Em gestão compartilhada com a Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (FASC), a Casa-lar é uma residência destinada a idosos em situação de rua, vulnerabilidade socioeconômica ou afastados do convívio familiar. É uma modalidade de acolhida que visa o cuidado e a garantia de direitos desse idoso, promovendo cidadania e um envelhecer com projeto de vida e felicidade.
”É um acolhimento que rompe com as práticas tutelares e assistencialistas. Visa o fortalecimento da participação, protagonismo, organização e autonomia dos idosos. Proporcionando um envelhecimento digno, participativo e com qualidade de vida. ”
Atividade pioneira no Estado gaúcho. É uma parceria com a FASC e presta apoio, proteção e moradia subsidiada para até 20 idosos em situação de abandono, vulnerabilidade e risco pessoal ou social.
”A República de Idosos é inovadora, o projeto tem como o objeto de trabalho priorizar a autonomia e a independência dos idosos(a) trazendo um ressignificado em suas vidas. Mesmo estando em idade avançada os idosos(a) precisam de espaços que os façam sentir vivos e principalmente ativos para que possam gerir e interceder nas resoluções de suas demandas.”
O Programa tem por finalidade acolher e proteger crianças, adolescentes e seus familiares expostos a grave ameaça e encaminhá-los à rede de proteção, intervindo junto ao sistema de garantia de direitos com vistas a atuar na prevenção e redução da violência letal.
”O PPCAAM/RS é um programa lindo que ampara crianças, adolescentes, jovens e seus familiares num dos momentos mais tristes e críticos de suas vidas. A partir dele é colocado em prática a proposta de “acolher promovendo vidas” fazendo com que a ameaça se resuma a apenas um curto capítulo de suas trajetórias, viabilizando novas possibilidades e potência de vida. ”